Como ser mais grato?

Pela manhã, gosto de admirar a luz do sol tocar a varanda deitando as sombras levemente sobre as paredes e aquecendo gradativamente a minha pele. Como deixar de ser grato? Imagino que você tenha aprendido a ser egoísta. É um sentimento comum, inerente ao nascimento ao qual estamos acorrentados quando nos faltam condições de perceber as sutilezas da gratidão.

A gratidão é o antônimo do egoísmo, isso posso afirmar. Estamos sempre buscando uma forma de alcançar a felicidade, quando ela já está lá nos olhando, esperando sermos gratos para então se revelar. Não estamos em uma corrida desenfreada por objetivos que já nem sabemos quais são. A ausência da virtude nos tornam menos humildes para aceitar o que a vida tem para oferecer. Ficamos mais rabugentos e acreditamos piamente que a culpa está no outro, na vida, no momento ou na falta de sorte.

Eu seria injusto em não expor a falta de gratidão que cresceu em meu peito durante boa parte da minha vida. A gratidão é a filha preferida da humildade, que quando lhe convém, desprende-se de sua mãe, distribuindo sua dádiva sem pedir nada em troca. Assemelha-se com a reciprocidade, mas tem um “Q” de não exigir nada em troca.

Para praticar a gratidão comece com um gesto simples e, encontre uma forma de mostrar a maturidade que, aos poucos, floresce em seu peito. Sendo ela consequência do amadurecimento, questione-se sobre suas ações e assuma suas falhas de peito aberto. Mais que reforçar nossa saúde mental, a gratidão nos ajuda a revisar nossas escolhas. 

Uma vez, sem qualquer motivo, fui abraçado mesmo sem pedir. A pessoa apenas pressentiu que eu precisava e, no fim, eu também senti, tornando-se um alívio que vinha do peito e jorrava pelos olhos, senti-me grato como nunca. E, desde então, tenho reparado mais nas pessoas, suas expressões, aflições e quando dão uma brecha estou lá, pronto para distribuir uma gentileza que gera gratidão e, por isso, sou grato.


Receba meus textos no seu e-mail

Em alguns momentos nos esquecemos do que realmente importa. Através desta newsletter eu compartilho minhas reflexões, além das novidades sobre meus livros. Ahh! Toda semana um leitor é sorteado e recebe um texto especial. Cadastre seu e-mail para receber também.

Um comentário sobre “Como ser mais grato?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s